terça-feira, 22 de março de 2016

Macarons de Limão!


Adoro, adoro e adoro...
Sou apaixonada por estes meninos confesso que esta é minha 3º ou 4º tentativa todas elas frustradas até ontem....
Depois de tanto pesquisar encontrei esta receita que me pareceu simples e deliciosa. Alem de ter limão que adoro por sinal. Esta receita foi retirado do blog Coco e Baunilha.
Um blog que adorei conhecer e já sigo também.
Dobrei a receita e alterei uma coisinha aqui outra ali .... Espero que gostem.... 


Ingredientes:

200gr de açúcar branco.
130 gr de amêndoa sem pele (usei laminada)
90 gr de claras de ovo velhas a temperatura ambiente. (Usei congeladas, que deixei descongelar á temperatura ambiente.
1 colher de sopa de açúcar.

Ingredientes Lemon curd:

Sumo e raspa de 2 limões.
2 ovos grandes.
60 gr de manteiga.

Preparação dos macarons:
Comece por colocar o açúcar no copo da bimby e pulverize á vel.9 por 30 seg. Reserve.
Pulverize também amêndoa 30 seg/vel.9, junte de novo o açúcar e pulverize novamente a vel.9/ mais 30 segundos o açúcar juntamente com amêndoa. Retire para uma taça e peneire muito bem esta mistura. Muito importante este passo não pode saltar de maneira alguma.
A mistura da farinha de amêndoa com o açúcar tem que ficar extra fino e levíssimo. (Peneirei 3 vezes)
A parte bater as claras em castelo bem firme, assim que começar a espumar junte a colher de açúcar, como já referi  as claras tem que ficar bem firmes.
Nota:Se quiser os macarons de cor é nesta parte que pode juntar corantes, umas gotas apenas, cuidado para que as claras não percam a força(sempre firmes). 
Depois vá misturando delicadamente as claras na mistura de amêndoa com o açúcar, com uma espátula de silicone sempre de baixo para cima com muito cuidado para não  perder muito ar. tem que ficar uma massa leve fofa e brilhante.
E agora mais uma parte delicada.
Coloque dentro de um saco de pasteleiro, com uma boquilha redonda.
Coloque papel vegetal numa forma bem esticadinho.E agora tente fazer uma espécie de conchinhas todas do mesmo tamanho, não tente rodar com o bico melhor forma é fixar num ponto pressionar e assim saíram certinhos e uniformes. Se a massa se expandir muito para os lados é certo que não darão os macarons, poderá expandir um pouco mas ficara sempre com ar de conchinha ligeiramente mais alto no centro.Agora terão que repousar por cerca 1 hora num sitio calmo seco e sem correntes de ar.Durante essa hora os macarons devem cria uma crosta vidrada por cima, que ao toque a massa não se cole ao dedo. ligar o forno previamente a 160ºC meia hora antes, colocar o tabuleiro no centro do forno e deixar cozer por 10 minutos mais coisa menos coisa, baixar a temperatura para 140ºC e deixar mais 3 a 5 minutos retirar do forno e deixar arrefecer por completo antes de os retirar.
Atenção as temperaturas variam conforme os fornos, não usar muita temperatura os macarons não podem dourar. Durante a cozedura eles iram criar uma aureola na parte inferior da concha. 

Preparação do Lemon curd:

Coloque no copo o açúcar e pulverize 20seg/vel.9. Adicione as cascas de limão e rale 15 seg/vel.9. Adicione a manteiga e programe 1 min/vel.2. Junte os ovos e misture 10seg/ vel4. Depois programe 80ºC/ vel.2 ( aqui pus 15 minutos para obter um curd mais expeço.
Deixe arrefecer por completo também.
Com o saco de pasteleiro recheie uma concha e sobreponha com a outra....
Eh voilá saia um Macaron :)



Bom Apettit!!

      Obrigada pela visita.

3 comentários: