quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Moussaka.... Lasanha grega!!



Moussaka um prato grego...

Depois de um pouco de pesquisa encontrei este blog a cozinha da grega.
Retirei de lá este texto um pouco sobre a Moussaka.


O moussaká é considerado internacionalmente como o prato representativo da culinária grega, praticamente todos os restaurantes na Grécia têm em seu cardápio o famoso prato e todo restaurante grego fora da Grécia, também.
O nome moussaká não é uma palavra de origem grega. Provavelmente, sua origem é árabe. Na Turquia, há um prato chamado moussaká que é um cozido de berinjelas e carne, assim como em alguns países árabes e na Romênia e Iugoslávia também existem pratos com o mesmo nome, que levam berinjelas, mas nada tem a ver com o famoso prato grego. Segundo a famosa escritora e pesquisadora Aglaia Kremesi, imaginava-se que o moussaká tivesse sido inventado no palácio de Topkapi (residência dos sultões) em Istambul (antiga Constantinopla) durante o domínio otomano, mas o certo é que não há registro de como era feito o moussaká antes dos meados do século XX, quando o conceituado chef Nicholas Tselementes colocou a receita em seu livro de culinária já utilizando o molho bechamel que é uma invenção francesa.
Seja lá qual for a origem, a verdade é que os gregos é que deram a este prato a fama, o sabor e sua forma atual.
Como todas as receitas gregas, cada região da Grécia e cada pessoa, individualmente, tem um jeito de preparar. Cada um utiliza diferentes temperos e diferentes quantidades de camadas e todos estão certos. Isto é algo que aprecio profundamente na culinária grega, ela permite que cada pessoa coloque seu toque pessoal.
Esta é a minha versão inspirada esta no master cheff Australia.
Ingredientes:
4 Beringelas grandes.
600 gr Carne de bovino picada.
1 cebola.
2 dentes de alho.
Vinho branco q/b.
1 malagueta.
Queijo da ilha q/b.
Salsa seca q/b.
Azeite q/b.

Ingredientes para bechamel:
400 gr de leite de coco(1lata)
200gr de leite.
60 gr de farinha.
flor de sal q/b.
Nos moscada e pimenta a gosto.
Comece por preparar a beringela corte na diagonal as fatias cerca de 1/2 centimetro de espessura, leve num tabuleiro ao forno a grelhar 10 minutos de cada lado forno 180Cº. Pode borrifar com azeite. Reserve.
Entretanto no copo da bimby coloque a cebola,alhos, malagueta e azeite e programe  8 seg/vel.7 de seguida 5 mint/100Cº/vel.1.
Refresque com um pouco de vinho branco mais 5 mint/100Cº/vel.1.
Coloque a carne la dentro e deixe cozinhar por 15 a 20 minutos/100Cº/vel.colher. Rectifique de sal e retire a carne do copo e comece com bechamel.
Sem lavar o copo coloque todos os ingredientes do bechamel dentro do copo, programe 8mint/90Cº/vel.4
Agora é so montar a Moussaka. 
Num pirex ou individual (a gosto)
Coloque as fatias de beringela por baixo recheio da carne,salpicos de bechamel,beringela de novo repita ate terminar ingredientes tendo em conta que termina com beringela. Cubra com o bechamel e leve ao forno a gratinar 170Cº mais ou menos 15 minutos ou ate dourar a gosto. 
Retire e sirva com queijo da ilha raspado por cima e polvilhado com salsa seca.
Nota: Tenha em conta o sal queijo da ilha mais salgadito.


Servi com salada verde e tomate.

Bom Apettit!!

           Obrigada pela visita.

Sem comentários:

Enviar um comentário